Direito do Comum

4º Encontro – Relatório – 26/05

Posted on: maio 30, 2011

O encontro da semana do Direito do Comum aconteceu na casa do Pedro em Copa, das 20:00 às 24:00 (!!), com a presença do Pedro, Carolina, Ludmilla, David, Cecília, Duda, Diana, Fernanda, Mariana, Bruno e Diogo (total: 11).

Vários informes: conferência do semiólogo marxista Fredric Jameson na quarta-feira (01/06), e simpósio “Espiral Terra”, organizado pela Universidade Nômade, na Casa Rui Barbosa (02/06, 14-17:00), a institucionalização do grupo junto à sublinha de Direitos Humanos Críticos na FDIR/UERJ, sob orientação da Profa. Bethania, o planejamento de realização de um congresso em parceria UERJ/Londres, Bethania/Costas Douzinas, em fevereiro de 2012, sobre Política Radical: Novo Pensamento Jurídico de Esquerda.

David falou um pouco sobre a dinâmica de institucionalização do grupo, junto com a professora Bethânia. O grupo será oferecido com créditos e junto a disciplina de direitos humanos na UERJ. Alunos da PUCRio e UERJ poderão frequentar, além dos demais interessados. Para além do espaço institucional, devemos organizar caminhos alternativos para nossas intervenções, leituras e ações autônomas, inclusive para complementar as discussões do grupo “uerj-puc-ano”.
Também para esse grupo institucional – nome: Teorias Críticas do Direito e Novas Narrativas – devemos fechar uma sugestão de 5 livros/leituras centrais. A prof. Bethânia as receberá, junto com as sugestões da PUC, e fechará a proposta.
Propôs-se passar a fazer as reuniões do DC em um espaço cedido na Zona Portuária, usado pelo coletivo Acidade e outros, mesmo porque o tamanho do grupo está crescendo.

Ludmilla apresentou o capítulo de “Em defesa das causas perdidas”, de Slavoj Zizek, com acirrado debate marxista. (a relatar)

Pedro apresentou “O comum do comunismo”, de Michael Hardt, com acirrado debate marxista. (a relatar)

Debates e considerações finais (a relatar), decidiu-se enfim por agendar o próximo encontro para quinta-feira próxima, em princípio na ocupação da Zona Portuária, na Praça Mauá, a confirmar. Combinou-se de iniciar PONTUALMENTE às 19:00.

Leituras definidas para aprofundar o debate dos novos marxismos:

1) Verbete “Classe” de “Lessico Marxiani” (vários autores, 2008, Roma, Manifestolibri); esse verbete por TRONTI, Mario, pp. 65-76
Bruno ficou de traduzir do italiano e publicar até domingo no blogue.

2) LAZZARATO, Maurizio e NEGRI, Antonio., “Trabalho imaterial” (2001, DP&A, Rio de Janeiro), pp. 7-41 (inclusive introdução de COCCO, Giuseppe. Pedro propôs o texto. Alguém se dispõe a apresentá-lo? Garanto o pdf escaneado até domingo.

Ficamos de ver a possibilidade de uma sessão do documentário “Examined Life” (TAYLOR, 2008, http://en.wikipedia.org/wiki/Examined_Life), como sugerido via mail pelo Eduardo, filme em que aparecem Judith Butler, Nussbaum, Zizek, Hardt e Peter Singer, no domingo, a confirmar o local e horário.

Reunião encerrada sob o luar da meia-noite.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: