Direito do Comum

Encontro – 12 de Maio de 2011

Posted on: maio 19, 2011

Nos informes, foram repassadas as condições de institucionalização do grupo na UERJ, que são bem simples, sendo que ficou de se encaminhar até o dia 20 de maio deste mês.

Definimos também que teremos um “programa máximo de estudos” abarcados por todos os interesses que conseguirmos congregar nessas primeiras etapas, cabendo a quem queira enviar referências bibliográficas, fazê-lo até a próxima reunião para que sejam inclusas no programa máximo. Também teremos um programa mínimo, a ser estudado conjuntamente e estruturado conforme a institucionalização do grupo e as discussões com a professora orientadora. Este programa aglutinará eixos centrais a partir dos quais cada um pode desenvolver o tema que mais lhe interessa.

Definimos como nome institucional do grupo de pesquisas “Calitalismo, teorias críticas e novas narrativas” e como nome fantasia-movimento “Direito do Comum”. Eduardo ficou responsável por criar um blog com o intento de divulgar as formulações do grupo, tarefa devidamente cumprida.

Também conversamos sobre a necessidade de captar recursos para o grupo para a realização de eventos, publicações e outros tipos de auxílio. David, Bruno e Pedro chegaram a comentar sobre alguns editais. Ficamos, mais uma vez, de conversar sobre estas possibilidades com a professora orientadora.

Definimos que, nesta etapa inicial, antes da consolidação do programa mínimo, organizaremos semanalmente (todas as quintas) debates mais centrados no nivelamento de nossos debates, marcos teóricos fundamentais e leituras de conjuntura. Ficaram definidas duas leituras para a próxima quinta: O último capítulo de “Em defesa das causas perdidas”, do Slavoj Zizek e uma análise do Marxismo contemporâneo por César Altamira. Ambas as leituras serão disponibilizadas pelo Bruno Cava até hoje à noite.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: